O Círio de Nossa Senhora de Nazaré

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é um evento que reúne gerações, promovendo a devoção entre o povo paraense, com mais de 2 milhões de pessoas que participam desta grande manifestação de fé. Atuamos no estado do Pará, com mais de 5 mil colaboradores, e reconhecemos a importância de fortalecer as tradições e apoiar as comunidades. Como patrocinador oficial do Círio, acreditamos que juntos podemos construir um futuro melhor preservando e celebrando suas raízes. Palmas para o Círio!

Imagem
Imagem de ruanderson

Círio de Nazaré - História Colaborador Ruanderson Cruz

Com muito orgulho, vivemos o Círio de Nazaré com os nossos colaboradores paraenses. Uma tradição que guia o nosso compromisso com o estado, respeito as pessoas, valorização da cultura, da diversidade e da fé. Juntos, construímos e fortalecemos a nossa jornada com o Pará. Conheça a história de fé do nosso colaborador Ruanderson Silva com sua família.

Assista o vídeo
Willame - colaborador BBF

Círio de Nazaré - História Colaborador Willame Gomes

Uma homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, digna de aplausos! O artista Willame Gomes, colaborador do Grupo BBF, compartilha sua jornada artística inspirada na maior manifestação de fé de Belém, no estado do Pará, com a obra "Palmas pro Círio".

Assista o vídeo

A História do Círio de Nossa Senhora Nazaré

Conheça os principais relatos da história desde 1653 até os dias de hoje.

1653
Início da devoção a Nossa Senhora de Nazaré pelos padres Jesuítas, na localidade de Vigia de Nazaré, região nordeste do estado do Pará.
1700
Plácido José de Souza encontra a imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro às margens do Igarapé Murutucu. Após várias aparições misteriosas, o governador determina a construção da Igreja de Nazaré no local.
1773
Dom Frei João Evangelista Pereira resolve enviar a imagem a Portugal para ser reformada. Ao mesmo tempo, pede à rainha, Dona Maria I, e ao Papa Pio VI a licença oficial para a realização de uma festividade em honra de Nossa Senhora de Nazaré.
1792
O Capitão Geral Francisco Coutinho adoece, promete buscar a imagem e realiza uma procissão noturna em 8 de setembro, marcando o primeiro Círio. No dia seguinte, a imagem é conduzida até a ermida, oficializando a festividade.
1882
O bispo Dom Macedo Costa manda construir uma berlinda para a imagem, permitindo que seja transportada com mais segurança, substituindo o método anterior de transporte manual.
1885
Surge a “corda do Círio”. A berlinda atola numa das enlameadas ruas de Belém e um comerciante empresta uma corda para que os fiéis possam puxá-la. O objeto se incorpora, então, à tradição do Círio.
1969
Com receio de danos à imagem original, a Igreja Católica criou a Imagem Peregrina como réplica da original, usada em romarias e visitas oficiais, com status de Chefe de Estado conferido por lei estadual no Pará.
2004
O Círio de Nazaré ganhou o título de Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
2013
A procissão de domingo atinge recorde de 2,1 milhões de participantes, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) do Pará. No mesmo ano, o Círio de Nazaré é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
2020
Durante a pandemia de Covid-19, a imagem peregrina é levada de helicóptero para um sobrevoo por Belém, adaptando as romarias às regras sanitárias, enquanto alguns fiéis realizam uma procissão improvisada nas ruas da cidade.
2023
Com muita alegria, o Grupo BBF apoia e patrocina pelo primeiro ano o Círio de Nossa de Nazaré, onde atuamos no estado do Pará, com mais de 5 mil colaboradores e reconhecemos a importância de fortalecer as tradições e apoiar as comunidades.

Palmas para o Círio de Nossa Senhora de Nazaré

PLAY
Imagem

Nossos polos

Imagem

Acará

Comunidades fizeram o trajeto à pé do Acará para Belém. Cerca de 120 quilômetros foram percorridos pelos romeiros em uma grande manifestação de fé.

imagem de belém

Belém

Nossos mais de cinco mil colaboradores arrecadaram águas para doação voluntária no dia do Círio. A ação mostrou o empenho dos nossos trabalhadores, solidariedade e sentimento de gratidão à Nossa Senhora de Nazaré.

Imagem 2

Concórdia do Pará

Durante os preparativos do Círio deste ano, cerca de 15 mil devotos de Nossa Senhora de Nazaré participaram do Círio de Concórdia do Pará. Nossos colaboradores estiveram presentes para apoio à comunidade local e distribuição de águas aos romeiros que participaram da procissão.

Imagem 3

Moju

De acordo com o calendário religioso, a festividade ocorre tradicionalmente 50 dias após a Páscoa e este ano o município foi contemplado com a visita de Nossa Senhora de Nazaré. Para acompanhar a procissão, milhares de fiéis do Município se deslocaram para capital Belém/PA no segundo domingo do mês de outubro.

Imagem 4

Tomé-Açu

De acordo com a arquidiocese de Belém/PA , além do Círio de Belém, em 2023, outros 15 círios nos municípios do interior foram previstos. No município de Tomé-Açu, o Círio ocorreu em setembro, mês que antecede a grande manifestação de fé do Círio de Nazaré. No segundo domingo de outubro, milhares de Tomeaçuenses seguiram para a capital paraense.

Programação Círio de Nazaré 2023

Confira o calendário completo do Círio.

#BBFnoCírio