No Brasil, o cultivo da Palma de Óleo recupera áreas degradadas até 2007 na Amazônia. Nosso país é referência global no cultivo sustentável dessa cultura.
O cultivo atua na recuperação de áreas degradadas da Amazônia e fixa o homem no campo, gerando renda e desenvolvimento socioeconômico.
Nosso cultivo sustentável da palma de óleo contribui para o equilíbrio da floresta, captura de carbono, recomposição da cobertura do solo e dos ciclos biogeoquímico e hidrológico. Somos um dos maiores empregadores da região Norte do Brasil.
Nosso cultivo sustentável da palma de óleo é realizado de acordo com a legislação ambiental vigente e respeita o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, recuperando áreas degradadas da floresta amazônica.
O Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo, programa criado pelo Governo Federal, em 2010, por meio do Decreto Nº 7.172/2010, determina áreas preferenciais e regulares para o cultivo da palma no Brasil, com os objetivos de reestruturar a matriz energética do país, além de planejar o uso sustentável das terras.
A palma de óleo possui 10x mais rendimento que a soja na produção de óleo vegetal. É uma cultura perene e robusta, com ciclo de vida produtivo superior a 35 anos.
Somos a maior produtora de óleo de palma de óleo da América Latina.
hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL)
hectares de palma de óleo plantados
toneladas de capacidade produtiva de óleo de palma anualmente
de árvores de palma de óleo plantadas na Amazônia
A palma de óleo é a nossa principal matéria-prima. Atuamos no cultivo sustentável, comercialização do óleo, produção de biocombustíveis e geração de energia renovável.
Conheça como atuamos no cultivo da Palma de Óleo, recuperando áreas degradadas da Amazônia e gerando empregos na região.
Tudo começa na escolha das melhores sementes. Trabalhamos com sementes que possuem a melhor concepção genética disponíveis no mercado nacional e internacional.
As sementes são cuidadosamente plantadas pelas mãos de nossas agricultoras e com acompanhamento contínuo das mudas no pré-viveiro.
As plantas da palma de óleo ficam cerca de 9 meses no viveiro, recebendo os cuidados e tratos culturais necessários para se fortalecerem.
Com a planta já formada, é realizado o plantio da muda em terras próprias da BBF. São áreas que foram degradadas até 2007 e a palma de óleo tem o papel de recuperar o solo e o bioma local.
Nosso plantio possui uma área de mais de 75 mil hectares na região amazônica e seguimos as melhores práticas internacionais para o cultivo e manejo sustentável da Palma de Óleo.
A colheita do fruto é realizada pela nossa equipe agrícola, composta por mais de 4 mil colaboradores diretos, seguindo as melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente.
Em nossos polos agroindustriais, localizados nos Estados do Pará e Roraima, possuímos capacidade produtiva de mais de 200 mil toneladas de óleo de palma anualmente, utilizado em diversas indústrias no Brasil.
O óleo de palma é o óleo vegetal mais consumido do mundo e é utilizado globalmente na produção de produtos alimentícios, cosméticos e de higiene. No Brasil, somos pioneiros no uso do óleo de palma para produção de biocombustíveis.