Em uma iniciativa pioneira, vamos inaugurar o conceito de Sistema Agroflorestal em nossas operações por meio do cultivo consorciado do cacau com a palma de óleo e o açaí.
O sistema Agrofloresta ou Sistema Agroflorestal reúne as culturas de importância agronômica em consórcio com a plantas que integram a floresta. Neste conceito, somos pioneiros no Brasil com o cultivo de cacau e açaí em conjunto com os mais de 75 mil hectares de palma de óleo já plantados em áreas degradadas da floresta amazônica.
Estamos trabalhando em conjunto com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), para levar o cultivo do cacau a novos patamares de excelência.
A CEPLAC possui o maior banco genético de cacau do mundo e com isso poderá realizar pesquisas e experimentos que permitirão a produção de cacau de alta qualidade e resistente a doenças e pragas, contribuindo com o Sistema Agroflorestal brasileiro e o nosso modelo de negócio.
Conheça como atuamos no cultivo do cacau e açaí em conjunto com a Palma de Óleo, recuperando áreas degradadas da Amazônia e gerando empregos na região.
Cultivo consorciado da palma de óleo com cacau e açaí. O objetivo é a recuperação de áreas degradadas (RAD) na região amazônica a partir do cultivo de espécies nativas e a captura de carbono da atmosfera.
A palma só pode ser cultivada em áreas degradadas até dezembro de 2007, de acordo com o Zoneamento Agroecológico da Palma de Óleo. Já o cacau e o açaí, que são duas espécies nativas da região, podem ser cultivados independentemente de marco regulatório temporal, acelerando o processo de recuperação da floresta.
Assim como a palma de óleo, o cultivo do cacau e o açaí não pode ser mecanizado, fixando o homem no campo e gerando milhares de empregos na região Norte do Brasil.
O cultivo do cacau e do açaí deve começar ainda este ano, com cerca de 1 mil hectares de plantio no Estado do Pará.
Até 2030, teremos a maior produção individual de cacau do mundo
hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL)
hectares plantados com as frutas nativas da Amazônia, até 2030
de árvores de cacau plantadas, até 2030
Nosso cultivo de cacau deve começar ainda este ano. Ao todo, 30 mil hectares devem ser plantados com as frutas nativas da Amazônia. A projeção é de que, até 2030, tenhamos a maior produção individual de cacau do mundo.