Da semente ao megawatt: O Ciclo Sustentável da Palma de Óleo

6min
Artigos
15 abril, 2024
Grupo BBF

 

mudas de palma de óleo

Ao pensarmos em palma de óleo, é comum associar à produção do óleo de cozinha, conhecido como óleo de dendê. No entanto, essa planta desempenha um papel ainda mais amplo em nosso cotidiano do que podemos imaginar.

A Cultura da Palma

Originária da África Ocidental, a palma de óleo é cultivada em regiões tropicais e subtropicais, como a Amazônia brasileira. Seu fruto, rico em óleo, constitui a principal matéria-prima para uma diversidade de produtos utilizado na indústria alimentícia, cosmética, higiene, de biocombustíveis, entre outras.

De acordo com o United States Department of Agriculture (USDA), a produção global de óleo de palma é concentrada principalmente na Indonésia, Malásia e Tailândia, representando 87% da produção mundial, estimada em cerca de 70 milhões de toneladas por ano. (fonte: https://fas.usda.gov/data/production/commodity/4243000)

A Expansão da Palma de Óleo no Brasil

A cultura da palma de óleo chegou ao Brasil no século XVII, trazida pelos portugueses, mas foi a partir da década de 1970 que sua produção ganhou destaque, impulsionada por incentivos governamentais e pela crescente demanda por óleos vegetais. Atualmente, o Brasil é o décimo maior produtor mundial de óleo de palma, com a produção concentrada principalmente nos estados do Pará, Bahia e Amazonas. (fonte: Palm Oil | USDA Foreign Agricultural Service)

O Grupo BBF, maior produtor de palma de óleo na América Latina, iniciou o plantio na região amazônica em 2008, no estado de Roraima. Atualmente, a companhia cultiva mais de 75 mil hectares na região Norte do Brasil, com plantações em São João da Baliza (RR) e em quatro polos agrícolas no Pará, nos municípios de Acará, Concórdia do Pará, Moju e Tomé-Açu.

palmar - palma de óleo - Baliza Grupo BBF

São João da Baliza – RR (Grupo BBF)

Cultivo Sustentável

O cultivo da palma no Brasil é regido por uma das legislações mais rígidas do mundo, estabelecida pelo Governo Federal por meio do decreto 7.172/2010, que determina o Zoneamento Agroecológico da Palma. Esse zoneamento permite o plantio apenas em áreas degradadas da Amazônia até dezembro de 2007, garantindo a preservação das florestas.

O Grupo BBF segue um ciclo sustentável em seu cultivo:

  • Escolha das sementes: O primeiro passo é a seleção criteriosa de sementes de alta qualidade. O Grupo BBF trabalha com sementes que possuem a melhor concepção genética disponíveis no mercado nacional e internacional;
  • Cuidado contínuo no pré-viveiro: nesta etapa, as sementes são cuidadosamente plantadas pelas mãos das agricultoras e recebem acompanhamento contínuo nos primeiros ciclos de vida;
  • Viveiro: As mudas germinadas são transplantadas e recebem os cuidados necessários por 9 meses;
  • Cultivo sustentável na área de plantio: já com a planta formada, é realizado o plantio definitivo no campo, recuperando o solo de áreas degradadas da Amazônia;
  • Monitoramento constante: as mudas recebem manejo adequado nas áreas plantadas até atingir a fase adulta – esse processo leva cerca de 4 anos.

Segunda Vida dos Resíduos

Uma etapa crucial do ciclo sustentável da palma é a transformação dos resíduos da extração em biomassa, que é utilizada para gerar energia limpa. A compostagem dos resíduos orgânicos também é empregada, reduzindo o uso de fertilizantes petroquímicos e contribuindo para a neutralização da pegada de carbono.

Produtos a partir do óleo de palma

O óleo de palma é um ingrediente versátil e com diversas aplicações. Na indústria alimentícia, ele está presente em:

  • Margarina, cremes e sorvetes: O óleo de palma confere textura e cremosidade aos produtos.
  • Biscoitos, chocolates e recheios: Sua textura crocante e sabor neutro o tornam ideal para esses produtos.
  • Óleo de cozinha: É um óleo vegetal com alto ponto de fumaça, ideal para frituras.

Na indústria cosmética, o óleo de palma e seus derivados são utilizados em:

  • Sabonetes, shampoos e cremes hidratantes: O óleo de palma tem propriedades hidratantes e emolientes.
  • Batons, géis de banho e pasta de dentes: Os derivados do óleo de palma servem como agentes espumantes e estabilizantes.
  • Cremes para pentear e outros produtos para o cabelo: O óleo de palma ajuda a hidratar e proteger os cabelos.

O óleo de palma também é uma importante matéria-prima para a produção de biocombustíveis:

  • Biodiesel: É um substituto do diesel fóssil, utilizado em veículos e geradores de energia.
  • SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado): são alternativas renováveis aos combustíveis fósseis usados na aviação e no transporte terrestre, respectivamente, e podem reduzir as emissões de CO2 em até 80% em comparação com os petroquímicos.

Geração de Energia Renovável

A biomassa resultante da palma de óleo é utilizada para gerar energia limpa, como acontece na Usina Termelétrica do Grupo BBF localizada em São João da Baliza (RR). A usina híbrida evita a queima de cerca de 43 milhões de litros de combustível fóssil por ano na região Amazônica. A substituição do diesel fóssil poupa a população e o meio ambiente da emissão de milhares de toneladas de carbono na atmosfera. Além disso, com essa UTE, a companhia possui um ciclo completo em sua operação: planta, colhe, esmaga o fruto, produz biocombustíveis e gera energia elétrica que, também transforma a biomassa resultante em energia e elimina de forma adequada e produtiva parte dos resíduos de sua operação. Um modelo completamente sustentável alinhado aos benefícios energéticos e ambientais.

Inovação e Sustentabilidade

Do cultivo à geração de energia limpa, o processo de extração de óleo de palma exemplifica como a inovação pode andar lado a lado com a sustentabilidade. O Grupo BBF, com suas 25 usinas termelétricas em operação, utiliza biocombustíveis, como biodiesel, biomassa e óleo vegetal oriundos da palma de óleo, contribuindo significativamente para a redução das emissões de carbono. Além de gerar energia elétrica limpa para mais de 110 mil moradores das comunidades atendidas pelos Sistemas Isolados na região Norte.

Desenvolvimento Socioeconômico

Além de sua contribuição para a preservação ambiental, a palma de óleo gera milhares de empregos e renda para as comunidades locais, visto que seu cultivo não pode ser mecanizado, promovendo o desenvolvimento socioeconômico nas áreas onde é cultivada. O Grupo BBF, por meio de seu programa de Agricultura Familiar, incentiva cerca de 400 famílias no estado do Pará, fornecendo assistência técnica, mudas e garantindo a compra dos frutos a preços competitivos.

O ciclo da palma de óleo, desde a semente até a geração de energia renovável, demonstra o potencial dessa planta para o desenvolvimento sustentável. O compromisso com a inovação e a responsabilidade social garante um futuro promissor para a produção de óleo de palma no Brasil.

símbolo logo bbf - gota
Grupo BBF
Brasil BioFuels